Topo

Ministro israelense acusa Assad de mentir por negar presença do Irã na Síria

31/05/2018 10h40

Jerusalém, 31 mai (EFE).- O ministro de Energia de Israel, Yuval Steinitz, acusou o presidente da Síria, Bashar al Assad, de mentir ao negar nesta quinta-feira a presença militar do Irã em seu país, informou o site de notícias "Ynet".

"Há forças iranianas e presença iraniana na Síria, todo o mundo sabe. Soldados iranianos e até mesmo um general morreram na Síria, tanto recentemente como no passado", disse Steinitz ao portal de notícias durante uma entrevista.

"Não é a primeira vez que Assad mente. Ele também disse que não havia armas químicas na Síria e que nunca as utilizou, e sabemos a verdade por trás disso", acrescentou o titular de Energia israelense.

O presidente Assad negou em declarações à emissora russa "RT" que forças iranianas estejam mobilizadas na Síria e acusou Israel de mentir sobre a sua presença.

"No nosso território não há tropas iranianas nem nunca houve. Caso contrário, não esconderíamos isto", garantiu Assad, que, no entanto, reconheceu a presença de assessores militares da República Islâmica em seu país, que, segundo ele, "oferecem assistência ao exército sírio", mas não tropas regulares.

O portal "Ynet" também citou as declarações feitas pelo ministro da Defesa israelense, Avigdor Lieberman, durante sua visita atual à Rússia. Lieberman qualificou as palavras de Assad de "propaganda barata" e garantiu que o líder sírio "permitiu aos iranianos, ao Hezbollah e às milícias xiitas apoiadas pelo Irã entrarem na Síria".

"Além disso, recentemente, um drone iraniano se infiltrou em Israel a partir do território sírio e foi abatido. Quem operava esse equipamento? De onde ele vinha?", questionou o ministro da Defesa sobre um incidente ocorrido em meados deste mês.

As autoridades israelenses insistem em apontar o Irã como a maior ameaça para sua existência e reiteram que "não vão tolerar" a presença de forças iranianas perto do território controlado por Israel.