PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Alemanha e China ratificam aposta na OMC e no multilateralismo em comércio

09/07/2018 12h47

Berlim, 9 jul (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta segunda-feira que tanto seu país como a China concordaram em continuar regendo-se pelo marco legal da Organização Mundial de Comércio (OMC) e promover a via multilateral nas disputas comerciais.

Em entrevista coletiva em Berlim ao lado do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, Merkel fez essa clara referência à política comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, embora sem se referir a ele explicitamente, depois que a China e a União Europeia (UE) foram afetadas pelas novas tarifas de Washington e fizeram queixas à OMC.

"Hoje concordamos que queremos continuar nos regendo pelas regras da OMC e que apostamos no multilateralismo para as questões comerciais", afirmou a chanceler.

Merkel afirmou que o comércio global é "um sistema multilateral no qual todos dependem de todos", por isso a melhor opção é a via "plurilateral", com a qual todos cumprem o marco legal estipulado internacionalmente através da OMC.

Por sua vez, Li se manifestou no mesmo sentido e disse que o governo chinês é "a favor do comércio livre e multilateral" baseado nas regras da OMC e "sem influências externas".

China e Alemanha assinaram hoje 20 acordos, entre os quais se destacavam vários que envolvem investimentos de gigantes alemãs na China, como BASF, Volkswagen, Siemens, SAP e Bosch.

Internacional