Topo

Presidente palestino se encontrará com Vladimir Putin em Moscou

12/07/2018 06h42

Ramala (Cisjordânia), 12 jul (EFE).- O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, viajará amanhã para Moscou onde se reunirá com o mandatário russo, Vladimir Putin, informou nesta quinta-feira na rádio "Voz da Palestina", o embaixador palestino em Moscou, Abdel Hafiz Nawfal, segundo divulgação a agência oficial de notícias "Wafa".

Espera-se que Abbas trate com o presidente russo "eventos políticos na Palestina e região", assim como "um novo mecanismo" para o processo de paz, o avanço da colonização israelense e o bloqueio na Faixa de gaza, declarou Nawfal.

O embaixador insistiu na importância do encontro, que acontecerá poucos dias antes da cúpula entre Putin e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana que vem, em Helsinque (Finlândia), onde Nawfal diz que o conflito palestino-israelense também será abordado.

Washington está preparando uma proposta para reativar o processo de paz com Israel, paralisado desde 2014, apesar dos palestinos terem rejeitado os EUA como único mediador e Abbas garantiu que eles não aceitarão o plano americano.

Ontem, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, esteve com Putin, em Moscou, onde planejavam abordar o assunto, mas a Síria foi o tema prioritário.

Durante sua estadia na Rússia, Abbas assistirá a final da Copa do Mundo, que será disputará no próximo domingo entre França e Croácia.