Topo

Helsinque é palco de diálogos de paz desde a Guerra Fria

13/07/2018 20h25

Berlim, 13 jul (EFE).- Capital da Finlândia, Helsinque, palco histórico de diálogos de paz e de desarmamento ao longo do último século, volta ao centro da diplomacia internacional na próxima segunda-feira, quando receberá o encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin.

A reunião entre os líderes têm precedentes, já que a capital finlandesa foi escolhida como sede de cúpulas similares, como a realizada entre os presidentes George H. W. Bush e Mikhail Gorbachov, em 1990, e entre Bill Clinton e Boris Yeltsin, em 1997.

Bush e Gorbachov discutiram a situação no Kuwait após a invasão do Iraque e a chegada de tropas americanas ao conflito. Clinton e Yelstin se encontram para debater a ampliação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para o leste europeu e para os países bálticos que fizeram parte da União Soviética.

A tradição da Finlândia como local de reuniões de missões de paz, desarmamento e segurança tem exemplos muito próximos. Neste ano, representantes das duas Coreias e dos EUA iniciaram em Vaanta uma rodada de negociações não oficiais para reduzir as tensões diplomáticas entre Kim Jong-un e Trump.

O lugar escolhido para a reunião foi a mansão de Königstedt, próxima ao aeroporto de Helsinque, o mesmo palco utilizado em 2005 para as negociações entre governo da Indonésia e guerrilha de Aceh que terminaram com um acordo que encerrou quase 30 anos de conflito.

Os primeiros passos de Helsinque como "templo diplomático" começaram muito antes. Em 1969, a cidade recebeu russos e americanos para as Conversações sobre Limites para Armas Estratégicas (SALT, na sigla em inglês), o início das negociações que culminaram no Tratado para Redução de Armas Estratégicas (START).

O diálogo iniciado na capital finlandesa também propiciou a assinatura do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF), em dezembro 1987, que fez os dois países toparem a eliminação dos mísseis nucleares de médio e curto alcance.

Em 1975, Helsinque também desempenhou um papel fundamental no processo de criação do que agora se conhece como Organização para Segurança e Cooperação da Europa (OSCE), a conferência internacional mais importante desde o Congresso de Viena realizado em 1815.

O acordo, a ata final e a declaração de Helsinque foram os resultados desta reunião. Na ocasião, 35 países assinaram um documento no qual se comprometiam a melhorar as relações entre o Ocidente o bloco comunista liderado pela União Soviética.

Na década de 1990, a capital finlandesa voltou a ser palco de uma cúpula da antiga OSCE. Na reunião, Geórgia e Croácia, ex-repúblicas soviética e iugoslava, respectivamente, foram aceitas como membros da organização. A Eslovênia também passou a fazer parte do grupo.

Pouco depois, em 1992, a OSCE, ainda chamada de CSCE, decidiu expulsar da organização a Iugoslávia, em plena guerra de independência de várias de suas ex-repúblicas. Também foram aprovados mecanismos para conter o uso da força na solução de qualquer conflito regional que ocorresse na Europa.

Segundo Taipo Ollikainen, da Universidade de Helsinque, a Finlândia tem uma cultura de "negociar acordos e manter compromissos". "Uma vez que as pessoas entendem isso, a confiança imediatamente aumenta", explicou.

Como exemplo, Ollikainen cita a criação em 2002 da Iniciativa de Gestão de Crise por parte do ex-presidente finlandês e Prêmio Nobel da Paz, Martti Ahtisaari. A entidade se tornou uma referência na resolução de conflitos e se envolve em pelo menos 20 casos por ano.

Sari Autio-Sarasmo, subdiretora do Instituto Aleksanteri, especializado em estudos sobre Rússia e o leste da Europa, avalia que, para Moscou, Helsinque está muito perto. E, para os EUA, a cidade é boa para compensar os efeitos da mudança de fuso horário.

"Como membro da União Europeia, a Finlândia já não pode falar em imparcialidade, mas sua experiência única sobre a Rússia e sua localização garante que o país continue sendo um local favorito para os encontros internacionais", explicou a especialista.