PUBLICIDADE
Topo

Internacional

EUA dizem que Coreia do Norte segue produzindo material nuclear

25/07/2018 19h05

Washington, 25 jul (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou nesta quarta-feira que a Coreia do Norte continua produzindo materiais que podem ser usados para a fabricação de mísseis nucleares apesar do diálogo com a Casa Branca sobre a desnuclearização da região.

"Sim, é correto, eles continuam produzindo materiais de fissão", disse Pompeo, que foi a uma audiência do Comitê de Relações Exteriores do Senado para responder perguntas dos senadores.

O fato de a Coreia do Norte produzir esses materiais não significa que eles estejam sendo desviados para fins militares.

Na histórica cúpula do último dia 12 de junho, em Singapura, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump, assinaram uma declaração que abre o caminho para a desnuclearização em troca de que os americanos concedam garantias para a sobrevivência do regime de Pyongyang.

No entanto, a declaração não especifica prazos ou como os objetivos serão alcançados.

Fotos tiradas por satélite mostram que a Coreia do Norte começou a desmantelar ontem a base militar de Sohae, no noroeste do país, onde eram fabricados propulsores para mísseis balísticos intercontinentais, os que teriam capacidade de chegar aos EUA.

O processo ocorre sem observadores internacionais.

O ceticismo sobre a desnuclearização da Coreia do Norte cresceu desde que a imprensa americana informou no fim de junho, citando fontes das agências de inteligência do país, que o regime de Kim continuava enriquecendo urânio após a cúpula e que estava tentando esconder boa parte de seu arsenal nuclear do governo Trump.

Internacional