PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Facebook deleta perfis russos e iranianos que promoviam desinformação na rede

21/08/2018 21h45

Los Angeles (EUA), 21 ago (EFE).- O Facebook anunciou nesta terça-feira que deletou centenas de perfis da rede social e do Instagram que tinham origem no Irã e na Rússia por estarem envolvidas em campanhas de desinformação.

"Hoje eliminamos múltiplas páginas, grupos e contas por comportamento coordenado e falso no Facebook e no Instagram. Parte desta atividade se originou no Irã e na Rússia. Eram campanhas diferentes e não identificamos nenhum link ou coordenação entre elas", disse a empresa em comunicado.

A rede social fundada por Mark Zuckerberg está no centro da polêmica desde as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016 por ter sido usada como plataforma de divulgação de mentiras e notícias falsas para influenciar nos resultados da votação.

No fim de julho, o Facebook tinha anunciado a desativação de 32 contas e páginas da rede social e do Instagram que estavam em uma campanha coordenada visando as eleições legislativas americanas em novembro deste ano.

"É um desafio contínuo porque as pessoas responsáveis (pelas campanhas) estão decididas e bem financiadas. Temos que melhorar constantemente para estarmos um passo a frente", disse a empresa.

Segundo o Facebook, 652 páginas, grupos e contas com origem no Irã estavam provendo desinformação para usuários da rede nos Estados Unidos, na América Latina, no Reino Unido e no Oriente Médio.

A companhia informou ter encontrado vínculos entre veículos de imprensa estatais do país e contas ligadas à campanha de desinformação, reunidas em uma rede chamada "Liberty Front Press".

O Facebook não informou quantos perfis ligados à Rússia foram eliminados hoje da rede.

Internacional