PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Merkel visita fronteira da Geórgia com separatista Ossétia do Sul

24/08/2018 09h08

Tbilisi, 24 ago (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, visitou esta manhã a fronteira administrativa entre a Geórgia e a república separatista da Ossétia do Sul, cuja independência foi reconhecida pela Rússia, depois de defender a integridade territorial deste país.

Em imagens divulgadas pela imprensa, se vê Merkel na cidade fronteiriça de Odzisi, observando a base militar russa na Ossétia do Sul usando binóculos.

A chanceler alemã permaneceu na fronteira durante cerca de meia hora, tempo que aproveitou para conversar com observadores da União Europeia (UE), que ficam na região após o fim da guerra russo-georgiana de 2008 pelo controle da república separatista.

Merkel deixou o local sem fazer comentários à imprensa, mas durante uma reunião com estudantes georgianos esta manhã voltou a tachar de "grande injustiça" a perda de controle de Tbilisi sobre "20% de seu território".

A visita da líder alemã à Geórgia precedeu à viagem que realizam hoje a Moscou os líderes das repúblicas separatistas georgianas de Abkházia e Ossétia do Sul, por ocasião do décimo aniversário do reconhecimento da independência de ambas as regiões por parte da Rússia.

Internacional