Topo

UE e Reino Unido tentam avançar esta semana na negociação do "Brexit"

29/08/2018 20h29

Bruxelas, 29 ago (EFE).- A União Europeia (UE) e o Reino Unido realizarão entre esta quarta-feira e sexta-feira em Bruxelas uma nova rodada de negociações sobre o "Brexit", na qual tentarão aproximar posições nos pontos mais conflituosos, que incluem o futuro status da fronteira entre a Irlanda do Norte e a Irlanda.

As equipes europeia e britânica se reunirão primeiro em nível técnico hoje e amanhã para tratar os pontos pendentes sobre o acordo de retirada e a futura relação entre as partes, segundo o programa da nova rodada, ao qual a Agência Efe teve acesso.

Já na sexta-feira haverá uma reunião entre o negociador europeu para o "Brexit", Michel Barnier, e o ministro britânico encarregado desta matéria, Dominc Raab.

Raab pediu hoje à UE "ambição" e "pragmatismo" para poder chegar a um acordo com o Reino Unido sobre sua saída do bloco comunitário, prevista para dentro de sete meses, em 29 de março de 2019.

O ministro britânico também admitiu que contempla a possibilidade de que o diálogo se prolongue além do Conselho Europeu de outubro, que tinha sido marcado como data limite para carimbar um pacto.

Diante da falta de avanços em temas-chave das negociações, o governo britânico divulgou na semana passada uma série de documentos técnicos para preparar a opção para que o Reino Unido abandone a UE em 29 de março de 2019 sem um acordo assinado sobre as condições de saída.