Topo

Seul quer priorizar desnuclearização na sua próxima cúpula com Pyongyang

30/08/2018 02h22

Seul, 30 ago (EFE).- O governo da Coreia do Sul afirmou, nesta quinta-feira, que pretende colocar a desnuclearização da península coreana como tema principal da cúpula que devem realizar em setembro o presidente de seu país, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Seul pretende que este assunto seja um dos principais pontos da agenda do encontro que acontecerá em Pyongyang, cuja data exata ainda não foi determinada e qual será a terceira cúpula bilateral neste ano, disse o porta-voz do escritório presidencial sul-coreano em entrevista coletiva.

"A desnuclearização já foi o tema mais importante nas conversas entre os líderes das duas Coreias e dos Estados Unidos", afirmou o porta-voz, em declarações divulgadas pela agência de notícias sul-coreana "Yonhap".

Em relação ao aparente impasse no diálogo entre Washington e Pyongyang para o desarmamento do regime norte-coreano, o porta-voz acrescentou que a postura de Seul "continua sendo a de concentrar as discussões na resolução da questão da desnuclearização".

Na última sexta-feira, o presidente americano, Donald Trump, anunciou que tinha decidido cancelar a viagem prevista a Pyongyang de seu secretário de Estado, Mike Pompeo, pois considerava que "não houve avanço suficiente em relação com a desnuclearização da península coreana".

No entanto, Trump afirmou ontem que as coisas estão indo bem com a Coreia do Norte, apesar da falta de progresso nas negociações bilaterais, e culpou a China e a disputa comercial entre Washington e Pequim.