PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Opositor se declara vencedor das eleições presidenciais nas Maldivas

23/09/2018 17h58

Malé, 23 set (EFE).- O candidato escolhido por uma coalizão de partidos opositores, Ibrahim Mohamed Solih, se declarou neste domingo ganhador das eleições presidenciais nas Maldivas, conforme os resultados provisórios divulgados pela imprensa, apesar de a Comissão Eleitoral ainda não ter anunciado os dados oficiais.

"Este é um momento de felicidade e de esperança, um momento histórico. Para muitos de nós esta foi uma viagem difícil, uma viagem que acabou em prisão ou exílio. Sem importar em quem você votou hoje, quero garantir que serei o presidente de todos os maldivos", afirmou o veterano parlamentar, em entrevista coletiva realizada em Malé.

Conforme os resultados não oficiais divulgados pelos meios de comunicação, o candidato opositor obteve 58,8% dos votos com 93% das urnas apuradas, contra os 41% conseguidos pelo até agora presidente, Abdulla Yameen.

A ONG local Transparency Maldives, que monitorou o pleito, também apontou Solih como ganhador.

"Nossa apuração rápida dos resultados indicam que Ibrahim Mohamed Solih ganhou as eleições presidenciais de 2018 com uma margem clara. Pedimos que todos os envolvidos mantenham um ambiente construtivo para uma transferência pacífica de poder", afirmou a ONG no Twitter.

A Comissão Eleitoral das Maldivas anunciou que em breve revelará os resultados preliminares das eleições, para as quais 263 mil dos 436 mil habitantes do país estavam habilitados.

"Esta noite, começaremos a anunciar os resultados provisórios da eleição presidencial de 2018. Anunciaremos o resultado oficial em até sete dias, como diz a lei", afirmou o presidente do órgão, Ahmed Shareef, em entrevista coletiva.

Internacional