PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Riad destitui cônsul em Istambul após conversa entre Erdogan e rei saudita

23/10/2018 11h11

Istambul, 23 out (EFE).- O cônsul da Arábia Saudita em Istambul, Mohammed Otaibi, foi destituído após uma conversa telefônica entre o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o rei saudita, conforme afirmou nesta terça-feira o próprio chefe de Estado turco.

"Na nossa primeira conversa por telefone, em 14 de outubro, expliquei ao rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz, o caso e as informações que dispúnhamos", disse Erdogan durante um discurso no parlamento turco, que foi transmitido ao vivo pela emissora "NTV".

"Falamos sobre formar um grupo de trabalho conjunto com uma delegação enviada para investigar o caso e pactuamos este assunto. Após as instruções dadas pelo rei, equipes da nossa polícia e do Ministério Público entraram no edifício do consulado e lá fizeram várias investigações", explicou o presidente turco.

"Antes, o cônsul não tinha colaborado com a primeira delegação (policial) que chegou; eu disse ao rei que o cônsul não era eficiente, não era competente. E como resultado desta conversa, o cônsul foi destituído. O cônsul voltou de Istambul para seu país", acrescentou Erdogan.

Alguns veículos de imprensa tinham especulado a respeito dessa possível destituição pouco depois do retorno do cônsul a Riad, em 16 de outubro, um dia antes de as equipes turcas inspecionarem sua residência em Istambul.

Internacional