PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Rússia e EUA retomarão cooperação antiterrorista em dezembro

23/10/2018 15h01

Moscou, 23 out (EFE).- O assessor de segurança nacional americano, John Bolton, anunciou nesta terça-feira, depois de se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, que Estados Unidos e Rússia retomarão a cooperação antiterrorista.

Bolton explicou em entrevista coletiva que no próximo mês de dezembro os países reiniciarão as consultas nesse âmbito.

"Com o secretário de segurança estatal (do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai) Patrushev concordamos que EUA e Rússia vão cooperar nos assuntos relativos à luta contra o terrorismo", disse Bolton na entrevista coletiva.

Além disso, detalhou que a primeira reunião, que será em nível de vice-ministros de Relações Exteriores, acontecerá em "dezembro deste ano"e que nela será discutida uma série de problemas relacionados com a luta contra o terrorismo.

"Decidimos fortalecer e ampliar as ações de coordenação da Rússia e dos Estados Unidos sobre a Síria", acrescentou Bolton.

Além disso, antecipou que Washington iniciará os preparativos para que Putin e o presidente dos EUA, Donald Trump, se reúnam no dia 11 de novembro em Paris por ocasião do centenário do fim da Primeira Guerra Mundial.

Na sua visita de dois dias a Moscou o assessor de segurança nacional dos EUA se reuniu, além de com Putin, com os ministros de Defesa, Sergei Choigu, e das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, assim como com o secretário do Conselho de Segurança russo.

Internacional