PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Porta-voz da Casa Branca comenta comparações com Bolsonaro: "Só há um Trump"

29/10/2018 17h35

Washington, 29 out (EFE).- A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, reagiu com ceticismo nesta segunda-feira às comparações entre o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, e o atual mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Só há um Donald Trump, na minha opinião", afirmou Sanders durante uma entrevista coletiva na Casa Branca.

Bolsonaro foi visto por muitos durante a campanha eleitoral como o Donald Trump brasileiro devido à admiração pelo presidente americano e ao extenso histórico de declarações depreciativas em relação às minorias, além do costume de atribuir as críticas a fake news.

Perguntada se a Casa Branca exigirá garantias de que o governo de Bolsonaro respeitará os direitos humanos e as normas democráticas, Sanders argumentou que os EUA sempre foram firmes em relação a essa postura.

"Promovemos os direitos humanos no mundo todo. Avaliamos a nossa longa relação com o Brasil e veremos o que acontece a partir de agora", disse a porta-voz.

Trump falou com Bolsonaro por telefone no domingo, pouco depois do resultado da apuração, e hoje informou sobre a conversa entre ambos.

"Tive uma ótima conversa com o recém-eleito presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, quem ganhou as eleições por uma margem substancial. Concordamos Brasil e EUA trabalharão estreitamente em matéria comercial, militar e tudo mais. Excelente conversa, dei os meus parabéns", descreveu Trump no Twitter.

A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Heather Nauert, disse em comunicado que "EUA e Brasil compartilham uma parceria vibrante baseada no compromisso mútuo de promover a segurança, a democracia, a prosperidade econômica e os direitos humanos".

Internacional