Topo

Trump visitará Colômbia no próximo dia 2 de dezembro

30/10/2018 16h08

Bogotá, 30 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitará a Colômbia no próximo dia 2 de dezembro, depois de participar cúpula do G20 na Argentina, informou nesta terça-feira o chanceler colombiano, Carlos Holmes Trujillo.

"A data está definida, é 2 de dezembro. Estamos em processo de definição da agenda, mas a visita pode ser confirmada e será no dia em que assinalei em Bogotá", declarou Trujillo em entrevista coletiva na capital colombiana.

A Casa Branca havia afirmado no último dia 31 de agosto que Trump visitaria a Colômbia depois de participar da cúpula em Buenos Aires, embora então não tenha confirmado a data.

Washington disse na ocasião que o objetivo da visita é discutir com o governo do presidente Iván Duque "as oportunidades para uma maior colaboração em matéria de segurança, antinarcóticos e assuntos regionais".

Trujillo acrescentou que o governo colombiano integrou cinco mesas de trabalho de infraestrutura, custos, processos aeroportuários, uso de armas e imunidades para "assinar um acordo" de imigração e processos alfandegários com os Estados Unidos que beneficie às pessoas que viajem para esse país.

"As autoridades dos EUA, o Departamento de Segurança Nacional, farão uma primeira reunião com cada mesa de trabalho para explicar os requerimentos e detalhes do processo, e com base nisso se iniciará a análise interna", detalhou o chanceler.

Trujillo afirmou ainda que durante a visita de Trump é esperada a assinatura de um "memorando de intenção" para formalizar essas mesas e "reiterar o compromisso" dos dois países na implementação do acordo.