Indonésia apresentará relatório sobre acidente da Lion Air na próxima semana
Jacarta, 22 nov (EFE).- A Indonésia publicará na próxima quarta-feira o relatório preliminar sobre as causas do acidente da companhia aérea nacional Lion Air, que caiu no dia 29 de outubro no Mar de Java com 189 ocupantes.
O chefe de Relações Públicas do Comitê Nacional de Segurança no Transporte (KNKT), Anggo Anurogo, disse à Agência Efe que o documento será apresentado no dia 28 de novembro.
As últimas investigações do KNKT revelaram que vários indicadores de voo mostraram informações erradas nos quatro últimos trajetos dos Boeing 737 Max 8 acidentado, segundo uma das caixas-pretas do avião.
Por sua vez, a Boeing advertiu às companhias aéreas que um novo sistema automático que evita que o aparelho despenque pode provocar uma queda excessiva de "nariz" quando a informação sobre o ângulo de ataque é errada e a pilotagem é manual.
A Administração Federal de Aviação dos EUA qualificou esta condição dos recentes modelos 737 Max de "insegura" em um documento de 7 de novembro.
O acidente também pôs em dúvida, além do modelo de aeronave, os protocolos de segurança da companhia aérea de baixo custo Lion Air, que tem um histórico de acidentes menores, e o papel dos pilotos nos últimos segundos do voo.
O avião que fazia o voo JT610 caiu em águas do Mar de Java a grande velocidade aos 13 minutos após decolar do aeroporto de Jacarta, depois que o piloto solicitou retornar à capital.
As autoridades indonésias ainda buscam no mar a outra caixa-preta que contém a gravação das conversas dos pilotos na cabine.
O chefe de Relações Públicas do Comitê Nacional de Segurança no Transporte (KNKT), Anggo Anurogo, disse à Agência Efe que o documento será apresentado no dia 28 de novembro.
As últimas investigações do KNKT revelaram que vários indicadores de voo mostraram informações erradas nos quatro últimos trajetos dos Boeing 737 Max 8 acidentado, segundo uma das caixas-pretas do avião.
Por sua vez, a Boeing advertiu às companhias aéreas que um novo sistema automático que evita que o aparelho despenque pode provocar uma queda excessiva de "nariz" quando a informação sobre o ângulo de ataque é errada e a pilotagem é manual.
A Administração Federal de Aviação dos EUA qualificou esta condição dos recentes modelos 737 Max de "insegura" em um documento de 7 de novembro.
O acidente também pôs em dúvida, além do modelo de aeronave, os protocolos de segurança da companhia aérea de baixo custo Lion Air, que tem um histórico de acidentes menores, e o papel dos pilotos nos últimos segundos do voo.
O avião que fazia o voo JT610 caiu em águas do Mar de Java a grande velocidade aos 13 minutos após decolar do aeroporto de Jacarta, depois que o piloto solicitou retornar à capital.
As autoridades indonésias ainda buscam no mar a outra caixa-preta que contém a gravação das conversas dos pilotos na cabine.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.