PUBLICIDADE
Topo

Internacional

May desmente Trump e afirma que trabalha em acordo com os EUA após Brexit

27/11/2018 15h14

Londres, 27 nov (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, desmentiu nesta terça-feira o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que já está trabalhando com o governo americano para assinar um acordo comercial depois do Brexit.

As declarações foram uma resposta de May a Trump, que insinuou que o acordo do Brexit firmado entre Reino Unido e União Europeia impediria a região de fazer comércio com os EUA.

"No que diz respeito aos EUA, já estamos conversando sobre o tipo de acordo que poderíamos ter no futuro. Temos um grupo de trabalho estabelecido e que está funcionando muito bem. Eles se reuniram várias vezes e seguimos trabalhando com os americanos nisso", afirmou a primeira-ministra.

May ainda explicou que a declaração política que estabelece o futuro das relações entre Reino Unido e UE "cita claramente" que os britânicos poderão ter uma política comercial independente e negociar acordos com os países do resto do mundo.

Antes da primeira-ministra, um porta-voz do governo do Reino Unido já tinha desmentido Trump ao afirmar que os britânicos mantêm um diálogo "positivo e produtivo" sobre um futuro pacto comercial.

"O acordo que firmamos com a UE estabelece claramente que o Reino Unido desenvolverá uma política comercial independente pela primeira vez em 40 anos", explicou o porta-voz.

Outro que minimizou a importância dos comentários de Trump foi o ministro do Gabinete do Reino Unido, David Lidington, que defendeu a independência britânica de negociar acordos comerciais com outros países durante o período de transição do Brexit.

O Reino Unido deixará a UE no dia 29 de março, quando terá início do período de transição, que durará até o fim de 2020. Durante esse tempo, as partes esperam negociar como será a futura relação comercial e de segurança.

Internacional