Protesto dos "coletes amarelos" começa com pouca incidência em Portugal
Lisboa, 21 dez (EFE).- A jornada de protestos convocada pelo movimento dos "coletes amarelos" em Portugal começou nesta sexta-feira com pouca incidência, salvo em pontos isolados.
Em Braga, vários acessos estão bloqueados, enquanto em Lisboa a situação das principais ruas é a normalidade, embora nas próximas horas seja esperada uma manifestação no centro da capital portuguesa.
Em Porto, uma concentração de dezenas de manifestantes na região de Francos provocou problemas de tráfego e obrigou os motoristas a buscarem rotas alternativas.
Também na cidade de Coimbra - centro do país - há uma concentração no centro.
O "Movimento Coletes Amarelos Portugal" (MCAP) tem programados para hoje 25 protestos em 17 cidades, convocados através de redes sociais.
As autoridades lusas mobilizaram cerca de 20 mil policiais, embora mantenham a confiança de que a jornada ocorra de forma pacífica.
Os manifestantes exigem um aumento do salário mínimo, revisão da prestação de desemprego, redução das disparidades nas pensões e acabar com as aposentadorias "milionárias".
Além disso, pedem uma redução do IVA e do imposto às pequenas empresas e a supressão da tributação sobre os combustíveis, entre outras reivindicações. EFE