Topo

Protesto dos "coletes amarelos" começa com pouca incidência em Portugal

21/12/2018 07h38

Lisboa, 21 dez (EFE).- A jornada de protestos convocada pelo movimento dos "coletes amarelos" em Portugal começou nesta sexta-feira com pouca incidência, salvo em pontos isolados.

Em Braga, vários acessos estão bloqueados, enquanto em Lisboa a situação das principais ruas é a normalidade, embora nas próximas horas seja esperada uma manifestação no centro da capital portuguesa.

Em Porto, uma concentração de dezenas de manifestantes na região de Francos provocou problemas de tráfego e obrigou os motoristas a buscarem rotas alternativas.

Também na cidade de Coimbra - centro do país - há uma concentração no centro.

O "Movimento Coletes Amarelos Portugal" (MCAP) tem programados para hoje 25 protestos em 17 cidades, convocados através de redes sociais.

As autoridades lusas mobilizaram cerca de 20 mil policiais, embora mantenham a confiança de que a jornada ocorra de forma pacífica.

Os manifestantes exigem um aumento do salário mínimo, revisão da prestação de desemprego, redução das disparidades nas pensões e acabar com as aposentadorias "milionárias".

Além disso, pedem uma redução do IVA e do imposto às pequenas empresas e a supressão da tributação sobre os combustíveis, entre outras reivindicações. EFE