Justiça turca determina libertação de jornalista austríaco
Ancara/Viena, 24 dez (EFE).- Um tribunal da Turquia decretou nesta segunda-feira a liberdade do jornalista austríaco Max Zirngast, preso desde setembro no país sob a acusação de colaborar com grupos terroristas.
O Ministério de Relações Exteriores da Austría confirmou que o jornalista deixará a prisão nas próximas horas. A família do profissional e a embaixadora do país na Turquia o esperam do lado de fora de uma penitenciária de segurança máxima em Ancara.
O jornalista, que colabora com algumas publicações de extrema esquerda, foi preso em setembro sob suspeita de colaborar com grupos terroristas na Turquia. No entanto, a prisão ocorreu depois de Zirngast ter escrito várias matérias com críticas ao presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.
Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Áustria disse à agência "APA" que o jornalista terá que ficar em prisão domiciliar e só poderá deixar a Turquia após o julgamento de seu caso, o que deve ocorrer em abril.
A chanceler da Áustria, Karin Kneissel, pediu hoje uma "rápida conclusão" do procedimento penal contra o jornalista.
Em artigo que Zirngast publicou em novembro no jornal americano "The Washington Post", o jornalista explicou que foi interrogado por um texto assinado por ele na revista "Jacobin". Segundo ele, os promotores afirmam que ele insultou Erdogan, o que é crime na Turquia. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.