Topo

Míssil hipersônico russo atinge velocidade superior a 32 mil km/h

27/12/2018 12h29

Moscou, 27 dez (EFE).- O vice-primeiro-ministro da Rússia, Yuri Borisov, afirmou nesta quinta-feira que o míssil do sistema Avangard, a nova arma estratégica hipersônica russa, alcançou uma velocidade de Mach 27 nos últimos testes, ou seja, de 32.202 quilômetros por hora.

"Nos últimos testes, (o míssil) desenvolveu velocidades próximas de Mach 30. Alcançou Mach 27. A esta velocidade, praticamente não há nenhum foguete antimíssil que possa abatê-lo", disse Borisov, responsável do setor da indústria de defesa, em entrevista à rede de televisão russa "Rossiya-24".

Borisov explicou que é muito difícil prever onde o míssil hipersônico do sistema Avangard estará em um determinado momento, pois ele pode mudar de direção e manobrar nos planos vertical e horizontal.

"(O foguete) anula praticamente a defesa antimísseis. É muito difícil de ser detectado e, mais ainda, de ser abatido", ressaltou o vice-primeiro-ministro.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, supervisionou pessoalmente nesta quarta-feira os últimos testes do sistema Avangard e anunciou que o mesmo entrará em serviço nas forças estratégicas do país já no ano que vem.

Segundo os seus desenvolvedores, o Avangard, composto por um foguete balístico intercontinental equipado com uma ou várias ogivas hipersônicas capazes de manobrar antes de alcançarem seus alvos, pode "enganar" qualquer sistema antimíssil existente no mundo atualmente.

"A Rússia tem um novo tipo de arma estratégica. O novo sistema Avangard é invulnerável para os sistemas de defesa antiaérea e antimísseis, atuais e futuros, de um possível inimigo. Isto é um grande sucesso e uma grande vitória", afirmou Putin ao anunciar o teste bem-sucedido. EFE