Topo

Começam as eleições na RD do Congo para escolha do novo presidente

30/12/2018 05h05

Kinshasa, 30 dez (EFE).- Os colégios eleitorais da República Democrática do Congo (RDC) abriram neste domingo para que mais de 39 milhões de pessoas possam votar nas eleições gerais onde será escolhido o sucessor do atual presidente, Joseph Kabila.

A votação teve início às 6h (horário local, 3h de Brasília) e será encerrada às 18h (horário local, 15h de Brasília).

Os congoleses votarão em seus deputados nacionais e provinciais e para o presidente nos 75.781 colégios habilitados no país, exceto nos distritos de Beni e Butembo, na província de Kivu do Norte, e Yumbi, na província de Mai-Ndombe.

A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) adiou nesses três territórios, que reúnem mais de 1,2 milhão de eleitores, o pleito até março pela insegurança e o surto de ebola que causou já 360 mortes no Kivu do Norte, assim como pela violência étnica que afetou recentemente o Yumbi.

Esta é a primeira eleição em 17 anos em que Kabila não é candidato, depois de cumprir o limite constitucional de dois mandatos e apresentar em seu lugar Emmanuel Ramazani Shadary, ex- vice primeiro-ministro e ministro do Interior com uma trajetória política controversa e manchada por sanções da União Europeia.

Contra ele postulam duas grandes coalizões, a liderada pelo presidente do maior partido da oposição, Felix Tshisekedi; e a outra tendo à frente o deputado nacional Martin Fayulu.

As eleições estavam planejadas para dezembro de 2016, quando terminava o segundo - e último - mandato de Kabila, que está no poder desde 2001, mas a CENI adiou o pleito por "problemas técnicos".

O último adiamento, de fato, foi anunciado na semana passada, após o incêndio em um armazém de material eleitoral, já que, na realidade, a votação de hoje estava prevista para o último dia 23.

A RDC aspira nestas eleições a alcançar a primeira transição pacífica do poder na sua história após a independência da Bélgica, em 1960. EFE