Topo

Trump reforça ideia de muro transparente na fronteira com o México

31/12/2018 12h04

Washington, 31 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçou nesta segunda-feira a ideia de construir um muro transparente na fronteira com o México, para que seja possível ver o que acontece em ambos os lados, tal como recomendaram especialistas da Patrulha Fronteiriça (CBP, na sigla em inglês).

"(A ideia de) um muro de concreto nunca foi abandonada, como informaram os veículos de imprensa. Algumas áreas serão todas feitas de concreto, mas os especialistas da Patrulha Fronteiriça preferem um muro transparente (tornando possível ver o que está acontecendo em ambos os lados)", afirmou Trump no Twitter.

Trump fez estas declarações após o jornal "Los Angeles Times" publicar no domingo uma entrevista do chefe de Gabinete do presidente, John Kelly, na qual o ex-militar reconhecia que a construção na fronteira não será exatamente um muro.

"Para ser sincero, não é um muro", disse Kelly ao jornal.

Desde junho de 2015, quando anunciou sua candidatura às eleições, o muro fronteiriço foi uma promessa e um emblema das polêmicas ideias nacionalistas e sobre imigração de Trump.

De fato, sua atitude irredutível a respeito desta questão, somada à negativa dos democratas no Congresso, levou a uma paralisação parcial do governo americano, que entrou hoje em seu décimo dia.

Tal paralisação afeta agências de dez departamentos do Executivo, incluindo Transporte e Justiça; assim como dezenas de parques nacionais, que costumam ser uma grande atração turística.

A situação também prejudica 800 mil dos 2,1 milhões de servidores federais, que não receberão enquanto o governo estiver parado e dependem da aprovação de um orçamento.

Em março, Trump estudou oito protótipos construídos em um terreno entre Otay Mesa (EUA) e Tijuana (México) e já revelou algumas de suas preferências: que tenha concreto ou aço na parte superior e que permita certa visibilidade do lado mexicano da fronteira. EFE