Topo

Partido de extrema direita da Áustria anuncia adesão à aliança Salvini

09/04/2019 17h49

Viena, 9 abr (EFE).- O ultranacionalista Partido Liberal da Áustria (FPÖ), que governa o país em coalizão com o conservador ÖVP, anunciou nesta terça-feira sua adesão à aliança de populistas da direita radical e eurocéticos lançada ontem pelo líder da Liga italiana, Matteo Salvini.

"É claro que os membros da UE (União Europeia) do FPÖ também se unirão de bom grado à aliança de reforma apresentada em Milão por Matteo Salvini após a eleição", escreveu Harald Vilimsky, cabeça de chapa do FPÖ nas eleições ao Parlamento Europeu convocado para maio, no Twitter.

Junto com a mensagem, Vilimsky publicou uma imagem do documento que oficializa a "intenção" do seu partido de se unir "ao projeto patriótico comum".

O texto indica que a aliança será estabelecida após as eleições para unir no Parlamento Europeu as "forças conservadoras e patrióticas" que agora estão dispersas em diversos grupos e que querem, entre outras coisas, uma Europa "com menos migração" e maior luta "contra o terrorismo e a islamização".

Ao apresentar sua iniciativa ontem em Milão, na Itália, Salvini, ministro do Interior e vice-presidente da Itália, afirmou que sua meta é que os partidos da direita radical sejam a força mais votada no pleito europeu.

Sua campanha começou ontem com membros do Alternativa para a Alemanha (AfD) e do Partido Popular Dinamarquês.

Embora nenhum membro do FPÖ tenha participado do evento, o anúncio de Vilimsky não surpreendeu, uma vez que sua formação já colabora com a Liga italiana na Eurocâmara, onde ambos integram o grupo Europa das Nações e das Liberdades (ENF), junto com o Agrupamento Nacional (AN) da França, de Marine Le Pen, entre outros partidos.

Atualmente, os eurodeputados populistas de direita estão divididos em três grupos parlamentares pois, além do ENF, existem os Conservadores e Reformistas Europeus (GCRE) e a Europa das Liberdades e da Democracia Direta (EFDD).

Fundado por antigos nazistas depois da II Guerra Mundial, o FPÖ do vice-chanceler da Áustria, Heinz-Christian Strache, é o membro minoritário da coalizão que governa a Áustria desde dezembro de 2017, após aliar-se ao Partido Popular (ÖVP) do chanceler Sebastian Kurz. EFE