Topo

Trump chega a acordo migratório com o México e desiste de taxar importações

07/06/2019 22h25

Washington, 7 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que decidiu suspender indefinidamente a aplicação de tarifas sobre as importações do México por ter chegado a um acordo com o país vizinho para reduzir o fluxo migratório na fronteira.

"As tarifas programadas para entrar em vigor na segunda-feira contra o México ficam suspensas indefinidamente. Em troca, o México aceitou tomar medidas contundentes para deter a maré migratória na nossa fronteira sul", anunciou Trump no Twitter.

Trump havia anunciado a aplicação de uma tarifa de 5% sobre a importação de todos os produtos procedentes do México há uma semana. As taxas entrariam em vigor na próxima segunda-feira e seriam reajustadas, até chegar a 25% em outubro, se o país vizinho não tomasse medidas para conter o fluxo migratório na fronteira.

O presidente americano não deu detalhes do acordo firmado hoje com o México, mas indicou que o Departamento de Estado o fará em breve.

Após a ameaça feita por Trump na última semana, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, enviou a Washington o chanceler do país, Marcelo Ebrard, que liderou uma delegação que negociou com o governo americano formas de impedir a aplicação das tarifas.

Ontem, o México se comprometeu a enviar 6 mil homens da Guarda Nacional para a fronteira com a Guatemala, país de onde saem grande parte dos imigrantes que partem rumo aos EUA.

Os EUA prenderam em maio mais de 132 mil imigrantes na fronteira com o México, um crescimento de 30% em relação a abril e o maior número registrado em um único mês desde 2006. EFE