Trump chega a acordo migratório com o México e desiste de taxar importações
Washington, 7 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que decidiu suspender indefinidamente a aplicação de tarifas sobre as importações do México por ter chegado a um acordo com o país vizinho para reduzir o fluxo migratório na fronteira.
"As tarifas programadas para entrar em vigor na segunda-feira contra o México ficam suspensas indefinidamente. Em troca, o México aceitou tomar medidas contundentes para deter a maré migratória na nossa fronteira sul", anunciou Trump no Twitter.
Trump havia anunciado a aplicação de uma tarifa de 5% sobre a importação de todos os produtos procedentes do México há uma semana. As taxas entrariam em vigor na próxima segunda-feira e seriam reajustadas, até chegar a 25% em outubro, se o país vizinho não tomasse medidas para conter o fluxo migratório na fronteira.
O presidente americano não deu detalhes do acordo firmado hoje com o México, mas indicou que o Departamento de Estado o fará em breve.
Após a ameaça feita por Trump na última semana, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, enviou a Washington o chanceler do país, Marcelo Ebrard, que liderou uma delegação que negociou com o governo americano formas de impedir a aplicação das tarifas.
Ontem, o México se comprometeu a enviar 6 mil homens da Guarda Nacional para a fronteira com a Guatemala, país de onde saem grande parte dos imigrantes que partem rumo aos EUA.
Os EUA prenderam em maio mais de 132 mil imigrantes na fronteira com o México, um crescimento de 30% em relação a abril e o maior número registrado em um único mês desde 2006. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.