Topo

Incêndio mata 14 tripulantes de mini-submarino russo

02/07/2019 12h37

(Atualiza com informação sobre modelo do submarino acidentado e outros dados).

Moscou, 2 jul (EFE).- Os 14 marinheiros russos que estavam a bordo de um mini-submarino de pesquisa morreram ontem em consequência de um incêndio, segundo informou nesta terça-feira o Ministério da Defesa da Rússia.

Segundo vários meios de comunicação russos, o veículo acidentado é o submersível nuclear AS-12, conhecido também pelo nome de "Losharik", capaz de descer a profundidades de até 6.000 metros.

O acidente aconteceu em águas territoriais russas em um aparelho destinado à pesquisa do fundo do mar, afirmou a pasta de Defesa em comunicado.

"Durante a realização de testes de batimetria se deflagrou um incêndio. Como resultado, 14 submarinistas morreram por intoxicação com fumaça", detalhou a nota.

Nesse momento, o aparelho acidentado se encontra na base naval de Severomorsk, no noroeste da Rússia.

As causas do acidente já estão sendo investigadas, acrescentou a pasta de Defesa sem dar mais detalhes.

O canal de Telegram "Baza" afirmou, por sua vez, que o acidente deixou também vários feridos que estão agora em um hospital da Marinha russa em Severomorsk.

Em 2008, em outro acidente de um submarino nuclear russo, 20 pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas.

O acidente com submarinos mais grave na história deste país aconteceu no ano 2000, quando, por causa de um incêndio no submersível Kursk, morreram seus 118 tripulantes. EFE