Topo

Explosão de mina deixa 13 civis mortos no Afeganistão

15/07/2019 13h24

(Atualiza o número de mortos).

Cabul, 15 jul (EFE).- Pelo menos 13 pessoas morreram e outras 18 ficaram feridas, entre elas mulheres e crianças, na explosão nesta segunda-feira de uma mina em uma estrada por onde passava uma comitiva de convidados de um casamento na conflituosa província de Kandahar, no sul do Afeganistão.

A explosão aconteceu no início da tarde quando um dos veículos da comitiva passou por uma mina instalada pelos talibãs, afirmou à Agência Efe o porta-voz do governador provincial, Ahmad Bahir Ahmadi.

Ahmadi tinha situado o número de vítimas em nove mortos e 18 feridos. No entanto, logo depois, um porta-voz do exército na província, Sadiq Easa, declarou à Efe que o total de mortos havia aumentado para 13.

"Hoje os talibãs optaram por mais violência e causaram mais mortes de civis", denunciou, por sua parte, no Twitter o chefe da polícia de Kandahar, Tadin Khan, que elevou o número de feridos a 34.

Nenhum grupo armado reivindicou a instalação da bomba, que em geral tem como alvo as forças de segurança afegãs e internacionais, embora costumem vitimar um grande número de civis.

Os talibãs inclusive tinham criticado ontem, em comunicado, o aumento das mortes de civis durante as batidas noturnas das forças de segurança afegãs, lembrando ao governo seu compromisso durante o processo de paz no Catar.

"Por sua vez, o Emirado Islâmico (como se autodenominam os talibãs) está tentando prestar total apoio à segurança dos civis", afirmaram os insurgentes. EFE