Topo

Bolsonaro diz que conta com ajuda de Putin para resolver questão da Venezuela

19/07/2019 11h53

Brasília, 19 jul (EFE).- O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta sexta-feira que espera que seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, ajude a "resolver a questão da Venezuela" e reconheceu seu "profundo respeito" ao governante russo.

"Tenho um profundo respeito por Putin. Tive agora um rápido encontro com ele em Osaka (durante a Cúpula do G20 no Japão) e me deixou muito boa impressão. Acredito que foi recíproco. O Brasil está de braços abertos para acordos econômicos. Não nos guiamos pela ideologia, como no passado", disse Bolsonaro, em um encontro com correspondentes estrangeiros realizado no Palácio do Planalto em Brasília.

"Espero, além disso, que a Rússia nos ajude a resolver a questão da Venezuela", acrescentou Bolsonaro, sem se aprofundar mais em seu comentário.

A Venezuela atravessa uma grave crise econômica, social e institucional com a disputa de poder entre os partidários do presidente Nicolás Maduro, apoiado pela Rússia, e os defensores do autoproclamado presidente Juan Guaidó, respaldado por Estados Unidos, Brasil e outros 50 países ocidentais. EFE