Topo

Chefe do Acnur visitará o Brasil para analisar êxodo venezuelano

O chefe do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), Filippo Grandi - Ludovic Marin/AFP
O chefe do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), Filippo Grandi Imagem: Ludovic Marin/AFP

Em Genebra

12/08/2019 10h41

O chefe do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), Filippo Grandi, anunciou hoje que visitará Brasil e Chile nesta semana para conhecer "de primeira mão" a resposta humanitária de ambos os países para os refugiados venezuelanos.

Um dos principais objetivos da visita de Grandi à América do Sul é buscar "mais apoio da comunidade internacional para os países e comunidades que abrigam os venezuelanos", segundo um comunicado divulgado pela agência.

Durante a visita a Santiago, de 13 a 14 de agosto, Grandi se reunirá com autoridades nacionais e membros da sociedade civil para "avaliar as necessidades dos refugiados e migrantes venezuelanos e buscar soluções para aqueles que mais necessitam".

A visita do alto comissário ao Brasil acontecerá de 15 a 18 de agosto. Na agenda estão previstas reuniões com autoridades de Brasília e escalas em Boa Vista e Pacaraima, ambas em Roraima e próximas à fronteira com a Venezuela.

Ainda no território brasileiro, Grandi também visitará centros de amparo de migrantes venezuelanos e conhecerá projetos que promovem a integração local e oferecem assistência jurídica.

Tanto no Chile como no Brasil, o diplomata se reunirá com refugiados venezuelanos para se informar "sobre os riscos que enfrentaram durante a viagem". Esta será a primeira visita de um alto comissário da ONU ao Chile e a terceira de Grandi a países latino-americanos.

Mais de quatro milhões de pessoas deixaram a Venezuela por causa da crise econômica, política e social dos últimos anos. A vizinha Colômbia se tornou o principal lugar de amparo, com mais de 1,4 milhão de refugiados e migrantes.