Topo

Manifestantes protestam contra reunião do G7 na França

Manifestantes em Bayonne (França) protestam contra reunião do G7 na cidade vizinha de Biarritz - Thomas Samson/AFP
Manifestantes em Bayonne (França) protestam contra reunião do G7 na cidade vizinha de Biarritz Imagem: Thomas Samson/AFP

Biarritz (França)

24/08/2019 16h21

Um protesto ocorrido neste sábado (24) em Bayonne, na França, contra a cúpula do G7, que é realizada na cidade vizinha Biarritz, terminou em confronto entre cerca de 100 manifestantes e policiais.

Alguns dos manifestantes jogaram garrafas e outros objetos contra a polícia, que respondeu primeiro com gás lacrimogêneo e depois com jatos d'água, disse à Agência Efe uma porta-voz da subprefeitura local, que ainda não tinha saldo de feridos e detidos.

Entre os participantes do protesto estavam membros de algumas associações envolvidas na chamada "contra-cúpula", um evento paralelo realizado na região para criticar a cúpula do grupo dos sete países mais industrializados.

Centenas de agentes que haviam sido enviados a Bayonne para tentar evitar possíveis distúrbios participaram da operação de hoje.

A subprefeitura estabeleceu um perímetro de segurança na cidade, com controles de identificação para os que nela chegassem. Muitos comerciantes fecharam as lojas, temendo que elas fossem danificadas durante protestos.

Mais cedo, na cidade de Hendaye, outro grupo de manifestantes contrários à cúpula do G7 - cerca de 10 mil pessoas - fizeram uma passeata de cerca de três quilômetros até Irún, na Espanha, sem distúrbios.