Topo

Síria reabre posto de fronteira com Iraque fechado há 5 anos pelo Estado islâmico

Membros das forças de segurança sírias próximos da fronteira entre a Síria e o Iraque - AFP
Membros das forças de segurança sírias próximos da fronteira entre a Síria e o Iraque Imagem: AFP

Em Damasco e Bagdá

30/09/2019 10h13

O governo da Síria realizou hoje a cerimônia de reabertura de uma estratégica passagem fronteiriça com o Iraque, que havia sido fechada há cinco anos pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

As emissoras públicas de televisão sírias exibiram ao vivo a liberação do acesso, que está localizado em Deir ez-Zor, no leste do país, e liga a Al-Qa'im, em solo iraquiano. O trecho é considerado importante para viajantes e para comerciantes da região.

O governador de Deir ez-Zor, Abdelmayid al Kaukabi, em entrevista à Agência Efe, comemorou a reabertura da passagem, realizada depois que os exércitos da Síria e Iraque conseguissem tomar a área do Estado Islâmico.

Segundo Kinan Abdelwahab, acessor do governo na localidade síria, o passo de hoje é considerado mais um no projeto de unir Irã, Iraque e Síria, com o objetivo de facilitar o comércio entre os três países.

A passagem foi fechada após a ocupação do EI em ambos os lados, em 2014. Deir ez-Zor, inclusive, foi o último bastião do grupo jihadista na Síria, e foi recuperado em março deste ano. O controle da localidade, no entanto, ainda é dividido entre tropas do governo e as Forças da Síria Democrática, apoiada pelos Estados Unidos.