Síria reabre posto de fronteira com Iraque fechado há 5 anos pelo Estado islâmico
O governo da Síria realizou hoje a cerimônia de reabertura de uma estratégica passagem fronteiriça com o Iraque, que havia sido fechada há cinco anos pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).
As emissoras públicas de televisão sírias exibiram ao vivo a liberação do acesso, que está localizado em Deir ez-Zor, no leste do país, e liga a Al-Qa'im, em solo iraquiano. O trecho é considerado importante para viajantes e para comerciantes da região.
O governador de Deir ez-Zor, Abdelmayid al Kaukabi, em entrevista à Agência Efe, comemorou a reabertura da passagem, realizada depois que os exércitos da Síria e Iraque conseguissem tomar a área do Estado Islâmico.
Segundo Kinan Abdelwahab, acessor do governo na localidade síria, o passo de hoje é considerado mais um no projeto de unir Irã, Iraque e Síria, com o objetivo de facilitar o comércio entre os três países.
A passagem foi fechada após a ocupação do EI em ambos os lados, em 2014. Deir ez-Zor, inclusive, foi o último bastião do grupo jihadista na Síria, e foi recuperado em março deste ano. O controle da localidade, no entanto, ainda é dividido entre tropas do governo e as Forças da Síria Democrática, apoiada pelos Estados Unidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.