Topo

Protestos de separatistas cancelam voos no aeroporto de Barcelona

14/10/2019 17h11

Barcelona (Espanha), 14 out (EFE).- Milhares de simpatizantes do movimento separatista da região da Catalunha provocaram nesta segunda-feira o cancelamento de voos no aeroporto El Prat, em Barcelona, por meio de um protesto contra a sentença do Tribunal Supremo da Espanha que condenou a penas de 9 a 13 anos de prisão políticos catalães envolvidos com o referendo independentista de 2017 e já estavam presos provisoriamente.

A pé, por estrada, de metrô ou trem, milhares de manifestantes atenderam à convocação da plataforma "Tsunami democràtic" ("Tsunami democrático") e bloquearam os acessos ao aeroporto. O colapso do El Prat por causa do protesto obrigou a companhia aérea Vueling a cancelar 100 voos previstos para hoje e outros 20 marcados para amanhã.

Houve momentos de tensão quando agentes da polícia autônoma catalã entraram em confronto com parte dos manifestantes em frente ao setor de desembarque.

O Sistema de Emergências Médicas (SEM) atendeu ao longo do dia 13 pessoas, mas nenhum dos casos era grave.

Os protestos contra a sentença também afetou outras cidades da Catalunha, provocando, por exemplo, a suspensão de serviços ferroviários e o bloqueio de rodovias. EFE