Topo

Esse conteúdo é antigo

Tabaré Vázquez declara emergência nacional por violência de gênero no Uruguai

14.nov.2017 - O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez - Alfredo Estrella/AFP
14.nov.2017 - O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez Imagem: Alfredo Estrella/AFP

Montevidéu

30/12/2019 22h10

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, declarou nesta segunda-feira (30) estado de emergência nacional em relação à violência de gênero em seu país, informou a Secretaria de Comunicação da Presidência.

Essa medida deve-se à "comoção causada pelos recentes atos de violência contra as mulheres", de acordo com a resolução tomada pelo presidente, atuando no Conselho de Ministros.

Entre as medidas específicas de "implementação imediata" que aparecem no texto está a promoção de uma reunião de alto nível entre a Presidência, o Supremo Tribunal de Justiça e a Procuradoria-Geral da República "com o objetivo de fortalecer a coordenação necessária para proporcionar maior eficiência no processo de acesso à Justiça para a proteção de mulheres, meninas, crianças e adolescentes".

Além disso, "expandir o programa de tornozelo eletrônico, adquirindo mais 200 unidades, o que aumentará o estoque para 1,2 mil tornozeleiras em todo o país, fortalecendo ao mesmo tempo a equipe de monitoramento".

Também serão oferecidos no país cursos virtuais sobre "prevenção de abuso sexual em crianças e adolescentes", voltados a educadores formais e não formais, a fim de melhorar sua capacidade de identificar situações de risco.

Esse plano também será entregue ao presidente eleito Luis Lacalle Pou, que assumirá o cargo no dia 1º de março de 2020.