Topo

Ministra da Justiça da Áustria recebe proteção policial após ataques virtuais

09/01/2020 17h29

Viena, 9 jan (EFE).- A nova ministra de Justiça da Áustria, Alma Zadic, está sob proteção policial depois de ter recebido uma série de ataques xenófobos e sexistas nas redes sociais.

Zadic, de 35 anos, chegou à Áustria como refugiada da guerra da Bósnia em 1995. No novo país, a hoje ministra construiu uma destacada carreira profissional e acadêmica.

O reconhecimento a fez ser convidada para fazer parte do novo governo do país, comandado por uma coalizão entre o Partido Popular da Áustria (ÖVP) e os Verdes, legenda pela qual ela é deputada.

A ministra vem sendo alvo de inúmeros insultos sexistas e racistas nas redes sociais nos últimos dias. Alguns dos internautas também passaram a ameaçá-la, o que, segundo a imprensa austríaca, a fez pedir proteção policial e ser acompanhada por três agentes.

Os políticos austríacos não costumam recorrer a esquemas especiais de segurança. O governo do país ainda não se pronunciou sobre a proteção que teria sido pedida pela ministra.

Vários políticos do Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), de extrema direita, que até maio governavam o país em coalizão com o ÖVP, fizeram comentários depreciativos sobre a ministra, especialmente depois de um deputado da legenda ter afirmado que Zadic é muçulmana.

"Finalmente temos uma ministra muçulmana. O resto não importa", ironizou Dominik Nepp, chefe regional do FPÖ em Viena, capital do país.

Nascida em Tuzla, na Bósnia, Zadic fugiu com os país para a Áustria quando tinha 10 anos. A origem da ministra indignou representantes da extrema direita e de grupos neonazistas do país, que não aceitam a possibilidade de ela ser muçulmana. Zadic diz não professar nenhuma religião.

Os ataques incluem uma condenação em primeira instância da deputada por calúnia. Ela foi denunciada por um militante de um grupo estudantil ultranacionalista que se sentiu ofendido por Zadic compartilhar nas redes sociais uma foto na qual ele aparece fazendo uma saudação nazista. A ministra ainda pode recorrer da sentença.

"Zero tolerância com neonazis, fascistas e racistas", escreveu Zadic na legenda da foto.

O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, saiu em defesa da ministra e disse que o ódio nas redes sociais é um "fenômeno repugnante" dos tempos atuais. EFE