Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália tem menor número de novos casos de covid-19 na semana

Hoje, foram 202 novos casos, uma redução de 81 em relação a ontem - Donato Fasano/Getty Images
Hoje, foram 202 novos casos, uma redução de 81 em relação a ontem Imagem: Donato Fasano/Getty Images

Da EFE, em Roma

10/06/2020 18h36

A agência de Defesa Civil da Itália divulgou nesta quarta-feira que o país registrou 71 mortes a mais em decorrência da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, e que a quantidade de casos identificados foi de 202, a menor da semana.

Com os números computados hoje, o total de falecimentos chegou a 34.114, e o de infecções desde o início da pandemia a 235.763.

A quantidade de novos casos indica uma importante redução, destacada pela Defesa Civil, já que ontem foram 283.

Ao longo do dia, de acordo com os números oficiais, foram realizados 62 mil testes de diagnóstico para o novo coronavírus em todo o território italiano.

A maior parte dos casos novos, 99, foram registrados na região da Lombardia, que tem Milão como capital e que foi a mais afetada pela pandemia do novo coronavírus no país.

Segundo dados do governo, há 31.710 infecções consideradas ativas, sendo que a maioria das pessoas, 27.141 está isolada na própria residência. Ao todo, 4.320 pessoas estão hospitalizadas, sendo 249 delas em unidades de terapia intensiva.

A Itália iniciou processo de desconfinamento em 4 de maio e, em 3 de junho, abriu as fronteiras para visitantes vindos de países da União Europeia. Além disso, já autorizou o deslocamento interno, entre diferentes regiões.

A atenção do governo, agora, está na recuperação econômica. As autoridades locais convocaram uma mesa de diálogo com outras forças políticas, agentes sociais e especialistas no setor, para estudar uma saída da crise aberta pela pandemia.

O primeiro encontro deverá acontecer na sexta-feira, mas a aliança de direita que tem como expoentes Silvio Berlusconi e Matteo Salvini não participará.

Além disso, o Ministério Público da cidade de Bérgamo, foco de Covid-19 no norte da Itália, anunciou que ouvirá integrantes do governo, entre eles o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, como parte da investigação sobre a gestão da pandemia.