Estátua de Cristóvão Colombo é incendiada e jogada em lago nos EUA
Uma estátua de Cristóvão Colombo foi derrubada, incendiada e jogada em um lago em Richmond, no estado americano da Virgínia, na noite de ontem, durante protestos que pediam justiça no caso George Floyd — homem negro que foi asfixiado por um policial branco há duas semanas em Minneapolis, no estado de Minnesota.
Desde a morte de Floyd, protestos contra o racismo e a violência policial têm tomado as ruas de várias cidades no mundo. No último fim de semana, manifestantes da cidade britânica de Bristol derrubaram uma estátua de Edward Colston, um mercador de escravos.
Ontem, em Richmond, uma estátua de Cristóvão Colombo foi retirada, incendiada e jogada em um lago da cidade, em protesto contra o genocídio nos americanos nativos. Colombo, o primeiro navegante a chegar no continente americano, é considerado um símbolo da colonização e da violência imposta pelos europeus aos índios que habitavam a América.
O governador do estado da Virgínia, Ralph Northam, já havia se posicionado a favor da retirada de estátuas que homenageassem a escravidão.
"Na Virgínia, nós não pregamos mais uma versão falsa da história. Aquela que finge que a Guerra Civil era sobre direitos de estado, e não sobre os demônios da escravidão. Ninguém acredita mais nisso", disse Northam.
"Em 2020, nós não podemos mais vangloriar um sistema que se baseava na compra e venda de pessoas escravizadas", declarou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.