Apoio a Trump cai 10 pontos em 1 mês e é de 39%, segundo pesquisa
O índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi de 39% em junho, 10 pontos abaixo da marca estabelecida em maio (49%), de acordo com uma pesquisa mensal do instituto Gallup divulgada nesta quarta-feira.
O percentual é o mesmo registrado em outubro do ano passado, logo após a Câmara dos Deputados ter iniciado uma investigação para submeter Trump a um julgamento político por sua suposta pressão sobre o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, para que investigasse negócios do ex-vice-presidente americano e candidato à presidência nas eleições de novembro, Joe Biden, e de seu filho Hunter no setor de gás no país, em busca de irregularidades.
O trabalho do presidente na Casa Branca perdeu apoio entre todas as ideologias políticas, segundo a pesquisa, caindo em 9 pontos entre republicanos - para 85% - e independentes - entre os quais o apoio caiu para 39% - e em 5 pontos entre democratas, dos quais apenas 5% disseram que aprovam a gestão de Trump.
O número mais gritante, porém, é o nível de aprovação dado pelos americanos à gestão econômica do presidente, que atingiu apenas 47% - seu segundo pior registro - e, portanto, ficou abaixo dos 50% pela primeira vez em mais de dois anos.
A pesquisa foi realizada entre 28 de maio e 4 de junho durante o auge dos protestos contra a violência policial para com negros nos EUA após a morte de George Floyd na cidade de Minneapolis. Trump deu uma resposta dura sobre esse escândalo, e ela foi condenada por muitas personalidades e políticos, incluindo alguns do seu próprio partido.
Além disso, a crescente taxa de desemprego - a pesquisa foi realizada antes que os últimos dados oficiais, que indicam uma leve recuperação, fossem conhecidos - e a retração da economia devido à pandemia do coronavírus tiveram peso no resultado da avaliação.
Em relação à gestão da crise da Covid-19, apenas 42% dos entrevistados acreditam que o presidente tenha feito um bom trabalho, longe dos 60% que registrados em março, quando os casos começaram a crescer nos EUA.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.