Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump anuncia que EUA continuarão enviando hidroxicloroquina ao Brasil

Presidente dos EUA, Donald Trump - Reuters
Presidente dos EUA, Donald Trump Imagem: Reuters

Em Washington

16/06/2020 02h40

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ontem que o país enviará mais doses de hidroxicloroquina ao Brasil, apesar de uma agência do governo americano ter revogado mais cedo sua autorização para que o fármaco seja usado no tratamento da covid-19.

Trump fez a declaração na Casa Branca em uma mesa de debate com vários funcionários do governo chamada "Lutando pelos Seniores da América". Perguntado por uma jornalista se os EUA continuariam a enviar hidroxicloroquina para o Brasil e outros países, ele respondeu afirmativamente.

"Sim, eles pediram, e nós vamos enviar. Não posso reclamar, eu tomei por duas semanas e aqui estamos", afirmou.

Trump acrescentou que não tinha conhecimento do relatório da FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos), que ontem revogou sua autorização para o uso emergencial da hidroxicloroquina e da cloroquina contra a covid-19, por considerar que provavelmente não são eficazes.

Dirigindo-se ao Secretário de Saúde dos Estados Unidos Alex Azar, Trump disse não entender como isso era possível com tantas "pessoas felizes" com resultados da hidroxicloroquina.

"Temos ótimas notícias vindas da França, da Espanha, de outros países", disse o presidente americano.

Azar ressaltou que, sob instruções do presidente, seu departamento continuou a estudar o efeito do medicamento nos estágios iniciais da doença e que os dados negativos obtidos foram de pacientes em estado muito grave.

Trump apontou então que esses pacientes estavam em estado grave e que não iriam se recuperar de qualquer forma.

"Tudo o que sei é que temos relatórios fantásticos, e muitas pessoas me disseram que acham que a hidroxicloroquina salvou suas vidas", disse Trump.

O presidente americano lembrou que havia tomado o medicamento por duas semanas como medida preventiva.

"Tomei, me senti bem tomando, não sei se teve efeito, mas certamente não me prejudicou", concluiu.