Suíça anuncia testes gratuitos da covid-19 e lança aplicativo de rastreamento
O governo da Suíça anunciou hoje que os testes de diagnóstico para o novo coronavírus ou dos seus anticorpos serão gratuitos a partir de amanhã, quando será lançado um aplicativo para smartphone com o objetivo de rastrear casos suspeitos da doença em todo o país.
O ministro da Saúde, Alain Berset, anunciou essas duas medidas, embora, com relação aos exames, ele esclarecesse da necessidade de uma aprovação médica, ou seja, um profissional terá que determinar se o teste é necessário.
A utilização de ferramentas de rastreamento rigoroso "é necessário para evitar uma segunda onda da epidemia e reagir rapidamente no caso de um aumento no número de casos", o que justifica a realização de testes gratuitos para evitar que alguém desista para economizar despesas, disse Berset.
O chefe da divisão de doenças transmissíveis do Escritório Federal de Saúde Pública, Stefan Kuster, destacou hoje que o país tem capacidade para realizar cerca de 15 mil testes diários.
Quanto ao aplicativo de rastreamento, chamado SwissCovid, que foi testado entre 160 mil pessoas na Suíça no mês passado, é uma ferramenta igualmente gratuita e voluntária, embora o governo recomende seu amplo uso entre a população.
Berset explicou que, na fase de testes, não foram identificados nenhum positivo para covid-19 entre seus usuários.
O aplicativo, que usa a tecnologia Bluetooth, controla a distância entre o telefone celular de um usuário e outros, para determinar se há contatos próximos com duração de tempo (menos de 1,5 metro e mais de 15 minutos), para que, em caso for encontrada uma infecção por covid-19, se saiba rapidamente quem esteve em contato com ele.
Os usuários que estiveram em contato com uma pessoa infectada receberão uma notificação, embora seja necessário que o caso diagnosticado e os contatos tenham o aplicativo.
Durante a pandemia, a Suíça registrou mais de 31 mil casos e quase 2 mil mortes por covid-19.
Nas últimas semanas, o número de novos casos e vítimas permaneceu relativamente estável (44 infecções e dois óbitos nas últimas 24 horas).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.