Topo

Crematório boliviano oferece serviço gratuito para ajudar famílias de vítimas

15/07/2020 16h38

Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), 15 jul (EFE).- Um crematório em Santa Cruz de La Sierra, a cidade da Bolívia mais atingida pela Covid-19, oferece cremações gratuitas para ajudar famílias que não conseguem encontrar uma maneira de cremar ou enterrar seus mortos.

O aumento de casos do novo coronavírus gerou em cidades como Santa Cruz, a maior da Bolívia, saturação de cemitérios e crematórios, com famílias peregrinando com o caixão em busca de um local para enterrar ou incinerar os restos mortais de seus entes queridos.

Diante dessa situação, a prefeitura de Santa Cruz, cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes, contratou um crematório na cidade para oferecer cremações gratuitas, a fim de aliviar essa situação.

O resultado é que o local está funcionando sem interrupção, 24 horas por dia, parando apenas um dia por semana para a manutenção necessária, explicou à Agência Efe, Alexander Pérez, um de seus gerentes.

Pérez observou que, desde que iniciaram a oferecer esse serviço, em meados de junho, já ajudaram mais de 140 famílias, trabalhando três turnos por dia para atender a todos os pedidos possíveis.

A cada dia eles podem incinerar cerca de sete corpos, já que cada corpo requer entre duas e três horas no crematório, que agora funciona "100%", disse ele.

Além de não terem de pagar pelo serviço, as famílias também recebem uma urna funerária gratuita para as cinzas com os restos de seus entes queridos e o transporte do corpo do hospital, se necessário.

A Bolívia registra 50.867 casos confirmados e 1.898 mortes por Covid-19, em um país com cerca de 11 milhões de habitantes, o que, segundo diferentes estudos, o coloca entre os mais afetados em termos de população.