Topo

Brasil ultrapassa marca de 100 mil mortes por Covid-19

08/08/2020 19h07

Rio de Janeiro, 8 ago (EFE).- O Brasil ultrapassou a marca de 100 mil mortes por Covid-19, quase cinco meses depois da confirmação da primeira no país, segundo dados oficiais divulgados neste sábado pelas secretarias estaduais de Saúde.

De acordo com os dados mais recentes compilados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), desde o último boletim divulgado ontem à noite, foram registrados 538 novos óbitos, elevando o número de vítimas para 100.240.

No mesmo período, foram confirmadas 21.732 novas infecções e os casos do novo coronavírus já perto dos três milhões.

Os lamentáveis números confirmam o Brasil como a segundo país do mundo mais afetado pela pandemia, atrás apenas dos Estados Unidos.

No dia 26 de fevereiro, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da doença, em um brasileiro de 61 anos, morador de São Paulo.

Já no dia 17 de março, também em São Paulo, as autoridades sanitárias confirmaram a morte de um homem de 62 anos.

A partir desse momento, as estatísticas aumentaram até que em meados de maio, quando, pela primeira vez, a barreira das mil mortes diárias foi ultrapassada.

Segundo dados oficiais, a taxa de mortalidade pela doença no país é de 47,4 por 100 mil habitantes.

Em números absolutos, São Paulo é o estado do país mais afetado, com mais de 600 mil positivos e quase 25 mil óbitos, e cujas autoridades decidiram ontem adiar por mais um mês a reabertura das escolas, até o dia 7 de outubro.

Segundo o Ministério da Saúde, o número de pacientes curados da Covid-19 já é de 2.068.394, o que representa cerca de 70% do total de infectados.

Cinco estados do país - Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Norte - registram atualmente as maiores taxas de infecções e óbitos por Covid-19.

Outros nove estados do Brasil apresentam índices de estabilidade no número de infecções e óbitos, enquanto nos outras 12, o vírus começa a perder força.