Topo

Esse conteúdo é antigo

Desenvolvedores da vacina russa se defendem de críticas do exterior

Sputnik V, vacina russa contra o novo coronavírus (covid-19) aprovada pelas autoridades da Rússia - The Russian Direct Investment Fund (RDIF)/Handout via REUTERS
Sputnik V, vacina russa contra o novo coronavírus (covid-19) aprovada pelas autoridades da Rússia Imagem: The Russian Direct Investment Fund (RDIF)/Handout via REUTERS

13/08/2020 17h38

Os desenvolvedores da Sputnik V, a vacina russa contra a covid-19 aprovada esta semana pelas autoridades do país, defenderam hoje a eficácia e segurança do medicamento diante das suspeitas causadas pela notícia de sua aprovação.

"Se, após o aparecimento da vacina russa, indivíduos e empresas inteiras perdem muitos milhões de dólares, qual é a reação que você esperava? Penso que o que está acontecendo agora é absolutamente normal", disse Alexandr Ginzburg, diretor do Centro Gamaleya, onde a vacina foi desenvolvida.

Em um comunicado à televisão pública russa, o cientista afirmou que o remédio russo é "totalmente seguro" e foi registrado de acordo com todas as leis locais.

Segundo a Ginzburg, a crítica do exterior após o anúncio russo se deve a uma "luta por dinheiro concreto".

"Seria muito ingênuo pensar que o aparecimento de um produto tão competitivo seria saudado com aplausos", afirmou.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recebeu com cautela a notícia de que a Rússia havia registrado a primeira vacina do mundo contra a Covid-19, lembrando que ela, como as demais, deve seguir os procedimentos de pré-qualificação e revisão estabelecidos pela agência.

A vacina russa não estava entre as seis que a OMS disse na semana passada serem as mais avançadas.

O órgão citou entre as seis candidatas, três vacinas desenvolvidas por laboratórios chineses, dois dos Estados Unidos (das empresas farmacêuticas Pfizer e Moderna) e a britânica desenvolvida pela AstraZeneca em colaboração com a Universidade de Oxford.