Topo

Governo espanhol diz que Juan Carlos manterá título de rei de forma vitalícia

Governo espanhol diz que Juan Carlos manterá título de rei de forma vitalícia - Francois Lenoir
Governo espanhol diz que Juan Carlos manterá título de rei de forma vitalícia Imagem: Francois Lenoir

12/01/2021 18h52

Juan Carlos I manterá "para sempre" o título de rei com caráter honorífico, adquirido depois de ter abdicado em 2014 em favor de seu filho, Felipe VI, após 39 anos de reinado, segundo informou nesta terça-feira o governo espanhol.

O presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, explicou que o rei Juan Carlos manterá o tratamento que recebeu desde que deixou o trono, em resposta a uma pergunta de um senador sobre se pretende "revogar este título honorífico vitalício".

Isso ficou estabelecido em um regulamento aprovado pelo Governo em 2014, quando o conservador Partido Popular (PP) governava a Espanha.

"Há situações semelhantes às da monarquia parlamentar espanhola" em países como Bélgica, Luxemburgo e Japão, onde seus monarcas anteriores mantêm títulos semelhantes aos do pai de Felipe VI, argumenta o Governo ao responder por escrito ao senador Carles Mulet, do partido de esquerda Compromís.

O Governo lembra que na citada norma de 2014 "a denominação de rei emérito não aparece em nenhum momento", como costuma ser chamado na mídia.

Mulet referiu-se em sua pergunta ao "desprezo público internacional" devido aos alegados negócios ocultos no exterior de Juan Carlos I, que levaram o Procurador da Suprema Corte espanhola a abrir três investigações sobre diversos assuntos.

O rei emérito de 83 anos está em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) desde o início de agosto do ano passado, quando decidiu se mudar da Espanha por conta das informações publicadas sobre sua fortuna no exterior.