Governo espanhol diz que Juan Carlos manterá título de rei de forma vitalícia
Juan Carlos I manterá "para sempre" o título de rei com caráter honorífico, adquirido depois de ter abdicado em 2014 em favor de seu filho, Felipe VI, após 39 anos de reinado, segundo informou nesta terça-feira o governo espanhol.
O presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, explicou que o rei Juan Carlos manterá o tratamento que recebeu desde que deixou o trono, em resposta a uma pergunta de um senador sobre se pretende "revogar este título honorífico vitalício".
Isso ficou estabelecido em um regulamento aprovado pelo Governo em 2014, quando o conservador Partido Popular (PP) governava a Espanha.
"Há situações semelhantes às da monarquia parlamentar espanhola" em países como Bélgica, Luxemburgo e Japão, onde seus monarcas anteriores mantêm títulos semelhantes aos do pai de Felipe VI, argumenta o Governo ao responder por escrito ao senador Carles Mulet, do partido de esquerda Compromís.
O Governo lembra que na citada norma de 2014 "a denominação de rei emérito não aparece em nenhum momento", como costuma ser chamado na mídia.
Mulet referiu-se em sua pergunta ao "desprezo público internacional" devido aos alegados negócios ocultos no exterior de Juan Carlos I, que levaram o Procurador da Suprema Corte espanhola a abrir três investigações sobre diversos assuntos.
O rei emérito de 83 anos está em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) desde o início de agosto do ano passado, quando decidiu se mudar da Espanha por conta das informações publicadas sobre sua fortuna no exterior.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.