Topo

Irã anuncia registro da vacina russa Sputnik V

Irã anuncia registro da vacina russa Sputnik V - GettyImages
Irã anuncia registro da vacina russa Sputnik V Imagem: GettyImages

26/01/2021 18h22

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, anunciou nesta terça-feira que a vacina russa Sputnik V teve o registro aprovado no país e garantiu esperar que a produção do agente imunizante seja iniciado o mais rápido possível no território iraniano.

"Foi aprovada por nossas autoridades sanitárias. No futuro próximo, esperamos poder comprá-la e também começar a produção conjunta", disse o chanceler, em entrevista coletiva conjunta com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

Registrada em agosto do ano passado na antiga república soviética, a Sputnik V tem 91,4% de eficácia, segundo última avaliação realizada na terceira fase de testes clínicos, e chega a 14 países em que foi aprovada, segundo afirmou Kirill Dmitriev, diretor-geral do Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (FIDR).

O FIDR é um dos desenvolvedores do agente imunizante, junto com o Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, também sediado no país.

Além do Irã, Argentina, Bolívia, Paraguai, Venezuela, Argélia, Belarus, Emirados Árabes, Hungria, Sérvia, Turcomenistão e a própria Rússia aprovaram a vacina Sputnik V até o momento.

Segundo Dmitriev, o número de países onde a vacina está registrada deverá subir para 25 nas próximas semanas.