Topo

Esse conteúdo é antigo

México receberá primeira remessa de vacinas dos EUA no domingo

O México receberá dos EUA 1,5 milhão de vacinas contra covid-19 da AstraZeneca - Karl-Josef Hildenbrand/picture alliance via Getty Images
O México receberá dos EUA 1,5 milhão de vacinas contra covid-19 da AstraZeneca Imagem: Karl-Josef Hildenbrand/picture alliance via Getty Images

25/03/2021 15h59

O México receberá, no próximo domingo, 1,5 milhão de vacinas contra Covid-19 da farmacêutica AstraZeneca e produzidas nos Estados Unidos, como resultado de um acordo entre os governos mexicano e americano, informou nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard.

"No domingo às 21h (hora local) 1,5 milhão de doses da vacina da AstraZeneca chegam dos Estados Unidos", anunciou Ebrard em suas redes sociais, comemorando que México e Estados Unidos estão "juntos contra Covid-19".

O chanceler mexicano agradeceu também ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, por "tornar possível esta primeira remessa, mostrando o bom relacionamento" entre os presidentes Andrés Manuel López Obrador e Joe Biden.

No último dia 18, os dois governos fecharam um acordo para que o México tenha acesso às vacinas da AstraZeneca produzidas nos EUA, país que ainda não autorizou o uso do medicamento britânico, do qual possui um estoque de sete milhões de doses.

As 1,5 milhão de doses de vacinas que chegarão no domingo são a primeira remessa das 2,7 milhões que os Estados Unidos prometeram enviar, país que até agora não compartilhou vacinas com nenhuma outra nação.

Esse acordo coincidiu com as restrições que o México impôs em sua fronteira sul com a Guatemala para conter a pandemia e a migração em direção aos Estados Unidos.

Em entrevista coletiva hoje no estado de Campeche, López Obrador disse que irá "reforçar todo o plano de vacinação nestes dias" com mais vacinas e a participação de "todos os órgãos" do governo federal.

Na véspera, anunciou que mais membros do Exército seriam alocados na logística de vacinação, instituição que também é responsável pela construção das grandes obras de infraestrutura do governo López Obrador.

Até agora, 6,1 milhões de doses foram administradas, principalmente para adultos com mais de 60 anos e profissionais da saúde.

Com 2,2 milhões de infecções confirmadas e quase 200 mil mortes, o México é o terceiro país do mundo com o maior número de vítimas da pandemia, atrás dos Estados Unidos e do Brasil.