Topo

Esse conteúdo é antigo

Cuba registra 1.207 casos de Covid-19 no 1º dia de estudo de vacinas

12/05/2021 21h59

Havana, 12 mai (EFE).- Cuba registrou nesta quarta-feira 1.207 novos casos de Covid-19, o segundo maior número de infecções até agora, no mesmo dia em que iniciou um estudo de intervenção sanitária com a candidata à vacina Abdala.

As autoridades sanitárias irão imunizar 396.382 pessoas com mais de 19 anos de idade em quatro municípios de Havana em uma primeira fase e depois estendê-la a outras áreas de risco, como parte de um estudo que também está sendo realizado em várias províncias do país.

A Abdala, que não tem autorização para utilização de emergência, concluiu a aplicação de doses da terceira fase de testes clínicos para comprovar sua eficácia e é uma das cinco candidatas à vacina produzidas por Cuba contra a Covid-19.

Desde março do ano passado, Cuba acumula 119.375 casos positivos de coronavírus e 768 mortes, 13 das quais comunicadas nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde Pública.

Cuba não faz parte do consórcio Covax, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que os países em desenvolvimento possam ter acesso a vacinas, nem as adquiriu no mercado internacional.

No entanto, está desenvolvendo cinco candidatas à vacina, duas das quais estão em fase final de testes (Abdala e Soberana 02).

Assim que ambas obtiverem a licença de utilização de emergência, a vacinação em massa deve começar na ilha, de acordo com as autoridades sanitárias cubanas.