Após 2 semanas com queda nos casos, OMS alerta que pandemia está longe do fim
Os casos semanais de covid-19 no mundo caíram nos últimos sete dias em comparação com a semana anterior, uma tendência que começou no início de maio, embora "a pandemia esteja longe de terminar", segundo alertou nesta segunda-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Há uma enorme desconexão entre países com altas taxas de vacinação, onde a mentalidade já é de que a pandemia acabou, e outros que sofrem enormes ondas de infecção", advertiu o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma coletiva de imprensa em Genebra.
Na semana passada, a OMS registrou 4,8 milhões de novos casos de Covid-19 em todo o mundo, contra 5,4 milhões na semana anterior e 5,7 milhões no final de abril, quando foi estabelecido o recorde de infecções semanais durante a pandemia.
"A situação em alguns países é ainda muito preocupante, a pandemia está longe de ter terminado e não terminará em nenhum lado até que tenha terminado em todos os lados", frisou Tedros.
"Mesmo países que anteriormente tiveram sucesso na contenção de casos estão assistindo agora a um aumento dramático de casos, hospitalizações e mortes", acrescentou, em aparente alusão ao aumento de infecções em algumas partes da Ásia Oriental.
Tedros ressaltou que a luta contra a pandemia ainda tem de superar obstáculos como o surgimento de novas variantes do coronavírus, a falta de fornecimento de oxigênio em alguns países e, por vezes, o relaxamento demasiado rápido das medidas de prevenção da infecção.
"Mesmo em países onde os casos caíram, é fundamental seguir a sequência genômica (de possíveis variantes do coronavírus) para evitar que as medidas de prevenção sejam levantadas prematuramente", comentou o diretor-geral da OMS.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.