Espanha: Mais de mil jovens são infectados em novo surto da covid após festa
Um surto de covid-19 entre jovens espanhóis que comemoravam na ilha turística de Maiorca o fim do período escolar ultrapassa mil casos da doença, e quase 4,8 mil pessoas foram colocadas em quarentena naquele que já é considerado o foco mais preocupante na Espanha durante toda a pandemia do novo coronavírus.
Os contágios, 1.167 confirmados até o início da noite desta terça-feira, foram registrados em grande parte do país, com 11 de suas 17 regiões afetadas. Também se proliferaram as críticas populares tanto sobre a irresponsabilidade de alguns jovens como sobre a negligência de algumas autoridades.
Uma grande festa em um dos principais destinos turísticos do país, sem medidas de prevenção contra o vírus, desencadeou essa onda de contágios entre os jovens, alguns deles menores de idade.
Confinados criticam decisão
O principal destino das viagens de jovens relacionadas ao surto foi a ilha de Maiorca, onde as autoridades locais decidiram confinar em um hotel os participantes de excursões que ainda estão na região.
O isolamento, com vigilância policial, não agradou a muitos deles ou a alguns dos pais.
O caso chegou aos tribunais. Uma mãe denunciou as autoridades das ilhas Baleares, arquipélago ao qual pertence Maiorca, por detenção ilegal. Além disso, um juiz local negou um pedido de habeas corpus por parte de três estudantes que estão em isolamento, um procedimento judicial ao qual qualquer pessoa na Espanha que se considere privada de liberdade ilegalmente pode recorrer.
Pelo menos 14 outros jovens foram internados em um hospital na ilha por precaução, pois apresentaram sintomas leves de covid-19.
Mas o principal problema é que o vírus se espalhou por grande parte do país à medida que os estudantes voltavam a seus locais de origem.
Apenas na região de Madri já foram detectados mais de 500 casos, e cerca de 3 mil jovens tiveram de ficar em quarentena, uma medida preventiva.
Na cidade de Elche, no leste do país, um dos jovens foi internado em uma unidade de terapia intensiva.
Papel das autoridades
O presidente da região da Galícia, o conservador Alberto Núñez Feijóo, criticou hoje "o lazer descontrolado" de uma parte da juventude espanhola.
Como os pais de estudantes em diversas partes do país, o político também lamentou a "irresponsabilidade" das autoridades locais que permitem festas em massa.
A vida noturna reabriu em grande parte da Espanha há poucos dias, embora com limitações que nem sempre são atendidas.
O surto de covid-19 ocorre em um momento de leve aumento de casos da doença na Espanha, que voltou a atingir 100 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, nível considerado de risco moderado no país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.