Pfizer exibe dados para solicitar 3ª dose de vacina para população em geral
Até agora, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) aprovou a terceira dose da Pfizer e da Moderna para pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos que não responderam tão bem às vacinas quanto a população em geral - uma estimativa de 3% da população do país.
De acordo com dados divulgados pela Pfizer nesta segunda-feira, a dose de reforço gerou anticorpos neutralizantes significativamente maiores contra a cepa original do coronavírus, bem como as variantes beta e delta. Os participantes de ensaios clínicos receberam uma terceira dose oito a nove meses após a segunda, detalhou a farmacêutica.
"Os dados que vimos até agora sugerem que uma terceira dose de nossa vacina provoca níveis de anticorpos que excedem significativamente os das duas doses iniciais", afirmou o CEO da Pfizer, Albert Bourla, em comunicado.
"Temos o prazer de apresentar estes dados à FDA enquanto continuamos trabalhando juntos para enfrentar os desafios em evolução desta pandemia", completou.
A Pfizer também revelou que espera receber em breve os resultados dos ensaios clínicos em estágio avançado da dose de reforço, que também apresentará à FDA e às autoridades reguladoras em todo o mundo.
Os dados foram divulgados três dias após os Estados Unidos terem aprovado a terceira dose para pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, como pacientes de transplante de órgãos, pessoas com HIV e alguns pacientes com câncer, que não tiveram uma resposta imunológica adequada para as duas primeiras vacinas.
No momento, as autoridades sanitárias não estão recomendando uma dose de reforço para a população em geral, mas o epidemiologista chefe do governo americano, Anthony Fauci, declarou recentemente que provavelmente isso será necessário em algum momento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.