Topo

Esse conteúdo é antigo

Espanha parabeniza novo secretário-geral da Segib e oferece colaboração

26/11/2021 23h36

Madri, 26 nov (EFE).- O governo da Espanha parabenizou o novo secretário-geral ibero-americano, o chileno Andrés Allamand, e manifestou a máxima disposição em colaborar com ele, assim como com seus antecessores.

Allamand foi eleito para o cargo nesta sexta-feira, durante a reunião de ministros das Relações Exteriores de países da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) realizada em Santo Domingo, na República Dominicana.

"O governo deseja destacar o excelente perfil de Andrés Allamand para a gestão da Segib, em um ano em que se comemora o 30º aniversário do sistema de cúpulas", disse o Ministério das Relações Exteriores espanhol em nota oficial.

O comunicado também destaca o "papel-chave" desempenhado pela Segib "no desenvolvimento do espaço ibero-americano comum".

Por fim, o governo espanhol manifestou "satisfação pela adoção, por consenso, da Declaração das Ministras e dos Ministros Ibero-Americanos das Relações Exteriores, reunidos sob o lema 'Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável".

Neste texto, eles expressaram "determinação em trabalhar e pactuar políticas destinadas a articular medidas inovadoras para fortalecer seus esforços e acelerar a realização das Metas de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030".

O até agora ministro das Relações Exteriores do Chile será o terceiro chefe da Secretaria-Geral Ibero-Americana desde a criação deste órgão, em 2005, depois do uruguaio Enrique Iglesias, que ocupou o cargo até 2014, e da costarriquenha Rebeca Grynspan.

A reunião dos ministros das Relações Exteriores ibero-americanos foi realizada nesta sexta-feira na capital da República Dominicana com o objetivo de organizar a XXVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, a ser realizada no mesmo país em novembro de 2022. EFE