Topo

Esse conteúdo é antigo

Johnson se desculpa após vazamento de vídeo sobre suposta festa em gabinete

08/12/2021 20h00

Londres, 8 dez (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, se desculpou nesta quarta-feira, após o vazamento de um vídeo em que sua equipe brinca e menciona uma suposta festa realizada no ano passado, em Downing Street, quando já estavam vigentes restrições pela pandemia da covid-19 e anunciou investigação sobre o caso.

Na sessão semanal de perguntas ao chefe de governo na Câmara dos Comuns (equivalente à Câmara dos Deputados), Johnson afirmou ter ficado "enfurecido" ao ver as imagens, que foram exibidas na emissora local "ITV", e disse entender a reação da sociedade.

"Me desculpo sem reservar pela dor que foi causada em todo o país e pela impressão que isso produz, mas repito o que me garantiram repetidamente: não houve festa e não foram desrespeitadas as regras da covid", explicou o premiê.

O vídeo exibido mostra uma simulação de entrevista coletiva entre vários funcionários do alto escalação do gabinete do primeiro-ministro, em que a então porta-voz, Allegra Stratton, é questionada se sabia que havia ocorrido uma festa em Downing Street em 18 de dezembro de 2020.

"Eu fui para casa", responde Stratton, entre risos. O falso entrevistador insiste e questiona se Johnson aprova a realização de festas de Natal na sede do Executivo. A porta-voz responde: "O que respondo?".

Hoje, em um tenso encontro na Câmara dos Comuns com o líder da oposição, Keir Starmer, anunciou que pediu ao secretário do gabinete para abrir uma investigação sobre a suposta festa, que segundo a imprensa local, teria reunido de 40 a 50 pessoas.

Segundo Johnson, caso as regras para evitar a propagação do novo coronavírus tenham sido descumpridas, serão adotadas "ações disciplinares".

"Haverá consequências para aqueles envolvidos, se desrespeitaram as normas", disse o primeiro-ministro, antes de reforçar que os funcionários garantiram não ter ocorrido festa alguma.

Starmer, na réplica garantiu que a fala de Johnson gera "mais perguntas do que respostas" e exigiu que o chefe de governo revele tudo o que aconteceu em Downing Street.

"Vocês sabiam que houve uma festa, que ia contra as regras, que não poderiam admitir. Pensaram que era muito divertido. Por que não admite logo?", indagou.

O líder do Partido Trabalhista também questionou Johnson sobre como o governo irá pedir para que a população respeite às regras atuais contra a covid-19, após a divulgação da suposta festa.

"Você tem autoridade moral para dirigir o país", perguntou Starmer. EFE