Portugal registra mais de 40 mil casos de covid-19 pelo 3º dia consecutivo
Portugal registrou nesta sexta-feira mais de 40 mil casos de covid-19 pelo terceiro dia consecutivo, números nunca antes vistos em toda a pandemia, além de 34 mortes.
O último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) de Portugal relata 40.090 diagnósticos positivos, ligeiramente abaixo do recorde atingido na última quarta-feira de 40.945 infecções.
Hoje também foram registradas 34 mortes, o número mais alto desde março do ano passado, embora longe dos picos que foram registrados durante a forte onda que afetou o país há apenas um ano, que atingiu 300 mortes por dia.
A ministra da Saúde portuguesa, Marta Temido, lembrou hoje as filas de ambulâncias que existiam há um ano nas portas dos hospitais e destacou que atualmente com a vacinação e a menor agressividade da variante ômicron, a situação é diferente.
"Há um ano estávamos sob uma onda muito forte, todos nos lembramos muito bem das ambulâncias, da pressão nas redes de oxigênio, da falta de leitos disponíveis (...) Hoje não temos isso, os níveis de utilização dos cuidados intensivos são perfeitamente sustentáveis", disse à emissora de TV portuguesa "TVI".
Atualmente existem 1.699 pacientes internados com coronavírus nos hospitais portugueses, 162 deles em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), números inalterados em relação ao dia anterior.
A incidência em 14 dias voltou a subir e atingiu 3.813,6 casos por 100 mil habitantes, embora a taxa de transmissão (Rt) tenha recuado e esteja agora em 1,19.
Portugal, com 10,3 milhões de habitantes, acumula 1.814.567 casos e 19.237 mortes por covid-19 desde o início da pandemia.
O Instituto Nacional de Estatística revelou hoje que quase 10% das mortes em Portugal em 2021 foram em decorrência da covid-19.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.